Diferença entre SEO e SEM no Marketing Digital

A página inicial de boa parte dos internautas do mundo é o Google, ou seja, um site de busca.

Diferença entre SEO e SEM no marketing digital
Diferença entre SEO e SEM no marketing digital

Apesar de decorarmos o endereço de nossos sites preferidos, o buscador é uma mão na roda para encontrarmos novos blogs de assuntos que gostamos, ou novos sites para fazer algumas compra, buscar algum serviço e até usar como lista telefônica.

Ao buscar algum termo, dificilmente olhamos resultados além da primeira página da pesquisa, às vezes se quer olhamos além dos cinco primeiros.

É aí que entra o Marketing de Buscas que tem como objetivo conseguir colocar seu site entre os primeiros resultados nos buscadores.

Pra isso existem duas formas: o SEO (Search Engine Optimization – otimização para motores de busca) e o SEM (Search Engine Marketing – marketing em motores de busca).

Mas qual é a diferença entre SEO e SEM no marketing digital?

O SEM se vale de um serviço pago conhecido como links patrocinados, onde um site de busca (Google, por exemplo) vende espaços nos seus resultados para promover sites.

O resultado das ações de SEM é imediato: assim que o internauta faz uma pesquisa com as palavras-chave que a empresa comprou, o site aparecerá entre os primeiros resultados marcado como Link Patrocinado para que o visitante saiba que aqueles resultados são na verdade publicidade.

Já o SEO requer mais trabalho, e seus resultados serão vistos apenas a médio-longo prazo.

O SEO é feito através de técnicas na construção do site e de seu conteúdo, utilizando palavras chaves em sua estrutura, títulos das páginas e dos conteúdos, imagens otimizadas, etc.

Por isso é tão importante escolher bem as palavras, procurar aquelas que são menos concorridas para encontrar uma melhor colocação nas buscas.

No entanto existem outros fatores, como o PageRank de seu site ou blog, ranking esse que mede a relevância de sua página baseado principalmente nos backlinks de sites conceituados sobre o mesmo assunto que você trata.

Esses são os dois principais fatores para que se consiga uma boa colocação nas buscas.

Deixe uma resposta