O que são cores CMYK, RGB e Pantone

O que são e quais as diferenças dos padrões de cores CMYK, RGB e PANTONE, e quando usa-las?

Esta ai uma coisa que causa bastante dor de cabeça em muitas pessoas. Tentarei explicar de uma forma básica para um fácil entendimento.

Estamos ligados as cores constantemente em nosso dia-a-dia, como por exemplo os monitores e os impressos, sendo que tudo o que é representado por eles tem um padrão de cor próprio utilizado.

O que é RGB?

As cores são formadas a partir de pontos (pixels) iluminados ou luminosos, que se baseiam em três cores:

Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), mais conhecido como RGB. RGB é o padrão de cores usado em monitores, ou seja, todas as imagens e fotos visualizadas no computador são formadas por pontos de luz que podem ter facilmente 16,7 milhões de combinações de cores diferentes.

Mas na impressão as coisas são bem diferentes, porque as cores são geradas a partir do reflexo da luz sobre pigmentos no papel branco. É por isso que fica quase impossível reproduzir todas as cores que existem na tela do monitor para o papel.

Através disso que foi criado um espaço de cor para simular as cores na mídia impressa.

O que é CMYK?

É um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas.

CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (blacK). Alguns dizem que a letra K no final significa Key (Chave em ingles) pois Preto é considerado a cor chave da industria gráfica. Outros dizem que K foi escrito somente por que a letra B já estava sendo usado no modelo RGB(Blue), então aproveitaram a ultima letra (BlacK).

cmyk

Embora as cores ciano, magenta e amarelo quando misturadas formem o preto não é utilizado por ser inadequado em determinadas situações, pois onde exista a predominância do preto na imagem, e as três cores juntas podem enrugar o papel (por excesso de líquido) atrasando a secagem e aumentando o custo, sendo bem melhor utilizar tinta preta do que utilizar 100% de cada uma das 3 cores.

Sua utilização é empregada em impressos gráficos, sendo então as cores mais importantes na vida de um Designer Gráfico, onde a tinta (pigmento) é aplicada sobre um suporte ou papel. E as combinações ocorrem de 0% a 100% de cada uma delas.

O que é Pantone ou Tabela Pantone?

Na verdade Pantone é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. O sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores que também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.

Pode-se dizer que o Pantone é um Tabela com mostras de diversas cores com uma numeração específica que serve de referencia para o impressor identificar a cor e “fazer” um cor “pura” a 100%, isto é, uma cor que não é feita por combinação de pigmentos no papel, mas que é aplicada como ela é, e assim alcançando a tonalidade de cor exata e sem variação.

Sendo muito utilizada na impressão gráfica para alcançar a cor exata, seja onde for, principalmente em logotipos onde a cor é muito importante. Porém a utilização do padrão Pantone é bem mais caro que o CMYK.

O que é Grayscale (Escala de Cinza)?

Grayscale (escada de cinza)

Grayscale na imagem digital é uma imagem em que o valor de cada um pixel é uma única amostra, isto é, carrega (e somente) a informação cheia sobre a sua intensidade que são compostas exclusivamente das máscaras do ponto morto cinzento, variando do preto na intensidade mais escura ao branco na mais clara.

Deixe uma resposta